top of page

Decorria o ano 1966 quando ocorreu uma multidão ao Lago D. pedro I para acompanhar o Sr. Governador Civil e outras individualidades aquando da posse da primeira Junta de Freguesia na Glória.

Eu tinha 18 anos, estive lá há 46 anos. Muitos glorianos não eram nascidos nessa altura ou então seriam demasiado jovens para entenderem esses acontecimentos. Felizmente registaram-se alguns desses momentos históricos para que hoje possamos ler, ver a saber com exatidão que a nossa terra, a então aldeia de Glória do Ribatejo, foi edificada freguesia a 29 de Agosto de 1966 e passou a vila ao dia 20 de Maio de 1993.

Lembro-me de sentir alguma tensão nos glorianios, antes da implantação da Junta de Freguesia na Glória, por causa dos baldios, as terras ditas de ninguém que existiam na Glória, o que me leva a pensar que os glorianos sempre foram muito participativos e defensores do que lhes pertencia. Mais tarde tive o prazer de recordar essa faceta defensora dos meus conterrâneos numa longa conversa com o primeiro presidente da Junta de Freguesia da Glória, o senhor Catarino como sempre foi conhecido pelos glorianos.

Publicado: 2012©Celestino Silva

A primeira junta de freguesia da Glória (tomada de posse)

bottom of page